COPY-PASTE,
Música Orgânica

 

“Copy Paste – Música Orgânica” é um projeto sonoro em que a gaúcha Laura Finocchiaro bebe nas raízes da cultura nordestina. Ciranda, embolada, frevo, forró e baião movimentam poesias e melodias que sintetizam, ilustram, ironizam, “copiam e colam” arranjos executados por viola, violão, sanfona, sax, alfaia, pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá.

 

Cantando suas dores e alegrias, Laura enaltece as belezas da natureza e as do povo nordestino, ao mesmo tempo em que faz uma crítica à cultura da “cópia”, da banalização e da massificação da indústria cultural contemporânea.

 

A música tema do disco é um autêntico “côco” – inspirado na centenária Feira de Caruaru, em Pernambuco. O pandeiro, a viola, o triângulo e a sanfona lembram os sons da feira.  A canção traça um paralelo entre a originalidade (artesãos, feirantes) e o contraste com a cópia generalizada (condição que fica muito clara quando o barro, o artesanato, é substituído por  plásticos). Copy-Paste também menciona artistas originais como Mestre Vitalino, Luis Gonzaga, Virgulino, Dominguinhos, Oscarito e Valentino. Outras canções falam de cirandas, paisagens e desejos de um país melhor.

 

Laura Finocchiaro atualmente está em destaque também no documentário musical Lira Paulistana, do diretor Riba de Castro, que conta a história do fenômeno cultural que tomou São Paulo entre os anos de 1979 a 1986, e de onde saíram nomes como Itamar Assumpção, Premeditando o Breque (Premê), Titãs, Ná Ozzetti e a própria Laura, que estreou na casa em 1983.

 

No final de 2013, a artista assinou a trilha sonora do documentário “Cassandra Rios: a Safo de Perdizes”, com direção de Hanna Korich, que retrata a trajetória da escritora perseguida pela ditadura. Também em cartaz nas melhores salas de cinema.

 

 

Formatos sugeridos de show

Laura Finocchiaro, Música para Todos

 

O repertório do show mescla canções do recém-lançado pela Sorte Produções e distribuído pela Tratore, “Copy Paste, Música Orgânica” – o sexto CD da artista -, com canções de seus 30 anos de carreira e clássicos da MPB, como “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho, e “Blues da Piedade”, de Cazuza.

 

“Pocket High Tech Show”- Ao lado de Téo Ponciano, percussionista e Vj, Laura apresenta um trabalho multimídia, que mistura imagens pré-editadas com imagens mixadas ao vivo ao som da percussão, da música eletrônica e da guitarra.

 

“Big High Tech Show” – Além de Téo Ponciano, percussionista e Vj, com seu trabalho multimídia que mistura imagens pré-editadas com imagens mixadas ao vivo ao som da percussão, da música eletrônica e da guitarra, Laura conta com uma banda formada por contrabaixo, teclado, sanfona e bateria.

 

Para o “Big High Tech Show”, sugere-se a participação especial do maestro Spok e Renato Bandeira – mediante disponibilidade de agenda e negociação de cachê + passagens.

 

Laura Finocchiaro é uma artista de personalidade inquieta e irreverente. Cantora, compositora, guitarrista e produtora musical, possui composições em parceiras com letristas e poetas como Cazuza, Tom Zé, Vitor Martins, Glauco Mattoso, Caio Fernando Abreu, Cassandra Rios, Leca Machado e João Luiz Vieira, além de composições próprias incluídas em inúmeras coletâneas distribuídas por vários países. Em 30 anos de carreira, criou uma sonoridade própria, refinada, pop e inusitada. Além de cantora, compositora e instrumentista, Laura desenvolve um trabalho de produção musical para programas de televisão (Tv Colosso, Casa dos Artistas, A Fazenda, etc.), cinema, documentários, teatros, blogs, sites e desfiles de moda.

 

O que falam sobre Laura:

 

Revista Rolling Stones

Novo trabalho da cantora é um elaborado mix de ritmos nordestinos

 

Artista militante das causas libertárias e participante da cena paulistana da década de 1980, a gaúcha Laura Finocchiaro traz neste sexto disco uma sonoridade nordestina, fazendo uso de viola, violão, sanfona, sax, alfaia, pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá, mas longe de ser considerada “música regional”. Aqui, esse uso serve para reafirmar conexões com a música contemporânea dos grandes centros urbanos, mas de modo menos experimental que o disco anterior, Lauras (2009). O que está por trás da ideia de “copiar e colar” é uma crítica velada à tendência da massificação e da falta de originalidade que se observa nos produtos da indústria cultural. Das oito faixas autorais (com arranjos de Renato Bandeira, guitarrista da SpokFrevo Orquestra), entre forrós, cirandas, frevos e cocos, a voz pequena e firme de Laura define o conceito do disco em “Copy-Paste” e destaca-se em “Pandeiro de Prata”, que traz uma sensível participação do maestro Spok em pessoa, o saxofonista Inaldo Cavalcante de Albuquerque.

 

Maiores informações:

www.laurafinocchiaro.com.br

www.facebook.com/laurafinocchiarosorte

www.youtube.com/user/LauraFinocchiaro

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